top of page
Foto do escritorCâmara de Jordão

708ª Sessão Ordinária da Câmara de Jordão, 23 de junho de 2020

PEQUENO EXPEDIENTE

Vereador Guedes

Fez uma indicação verbal, solicitando roçagem ao redor do galpão da Secretaria de Produção, pois a percepção atual é que o local está abandonado, e deveria estar sendo utilizado pelos agricultores e produtores do município. Pediu também uma minirreforma para melhorar o ambiente do prédio. Ainda pediu que a Secretaria Municipal de Saúde, que coloque uma equipe de Saúde no aeroporto, para fazer um acompanhamento dos passageiros nos dias de voos a Jordão e que o Prefeito e o Secretário mantenham o monitoramento. Solicitou através de ofício para que o Secretário de Saúde, consiga teste rápido para serem disponibilizados para pessoas da terceira idade e os que tenham contato direto com o público. Sobre as queimadas, o parlamentar informou que aqueles que forem realizar o plantio devem procurar a Secretaria de Estado de Produção Agrícola - SEPA, para obter orientações. Informa que disponibilizou um áudio explicando a população onde receber orientações oficiais, e que sigam as normas e orientações para segurança de todos. Expressou agradecimento ao Estado por estarem distribuindo sacolões para os familiares de alunos, e que mais de 300 sacolões atenderam as famílias, agradeceu também e parabenizou o Professor Geison que está fazendo um ótimo trabalho, Agradeceu também o Prefeito Élson Farias, que solicitou do Estado dos sacolões e fora disponibilizado 500, e isso era muito positivo. Sobre os ramais, o vereador informa que 500 mil reais foi disponibilizado para os municípios pequenos e Jordão está incluso, e pede que o Prefeito Elson Farias corra atrás desse recurso e consiga, para atender os moradores do Murú que necessitam da abertura do ramal pelo menos por um curto período de tempo no ano, e faça as aberturas de mangas, para as comunidades. Por fim, o vereador solicitou que o Secretário de Obras passe pelo menos a maquina de fazer terraplanagem nas ruas não pavimentadas para facilitar para os moradores se locomoverem.


Vereador Dê Dias

Saudou a todos, expressou indignação com o Poder Executivo, disse que está sentindo que o município está abandonado, e solicitou que o Executivo contrate uma psicóloga o mais rápido possível, pois o mesmo sabe que é uma necessidade para ajudar aqueles que estão sofrendo de ansiedade, depressão e stress devido esse período de pandemia, pois a contaminação pelo covid-19 se tornou comunitária e isso tem causado pânico entre as pessoas e uma providência para tentar ajudar as pessoas deve ser tomada, e que um psicólogo ou psicóloga ajudaria a superar esse momento para as famílias. O vereador também falou sobre a indicação da Ambulância. Segundo o parlamentar, tem lutado para que Jordão tenha uma ambulância digna, moderna, capaz de transportar as pessoas, e explicou que uma senhora de 86 anos veio a óbito depois de não ter uma ambulância para transportá-la, e a mesma foi levada em uma carroceria de um carro exposta ao sol quente, para se ter uma ideia da necessidade de uma ambulância, Ainda mandou um duro recado para o Secretário Estadual de Saúde, Álisson Bestene, que se ele não encontrou alguém que brigasse por algo, agora ele tem o vereador Dê Dias. Denunciou que há maquinário da prefeitura se acabando na garagem municipal. Sugeriu que a Secretaria de Educação ceda a sala de informática e servidores para auxiliar pessoas que não receberam ainda o auxílio emergencial, já que não estão usando os computadores pra nada que usem para trazer esse benefício a População. Denunciou também que existem máquinas abandonadas na Secretaria de Obras, maquinas agrícolas que deveriam ser usadas e estão se acabando expostas a sol e chuvas há mais de seis meses em frente a garagem, galpão da Secretaria de produção, um verdadeiro cemitério de maquinas. Segundo o vereador, encaminho um relatório a Deputada Federal Jéssica Sales, para que a mesma ajude o produtor rural jordanense. O parlamentar também lembrou do pedido que fez ao grupo criado para combate ao Covid no município, para que fosse solicitado o Policial Elvis, não foi atendido, e agora o policial foi alocado em outra missão. Parabenizou o comerciante que ao perceber que tinha sintomas de Covid, se isolou e sua esposa que saiu de casa, pois reconhece que são pessoas que têm bom senso. Por fim, parabenizou dois jovens que cursam medicina, Junior e Jordânia, filhos da empresaria Zeina Mello e do ex-prefeito Esperidião Menezes.


Vereador Roberto Rodrigues

Saudou a todos, parabenizou os funcionários da Secretaria de Obras responsáveis pela limpeza da cidade, por estarem fazendo a limpeza do Município. Parabenizou o Deputado Jenilson Leite, por vir prestigiar o município com atendimentos na área médica, especialmente os pacientes com covid-19, falou das dificuldades que o município enfrenta e que o povo de Jordão é honrado por tê-lo auxiliando no momento. Agradeceu a Deus por não haver no município nenhum óbito por Covid, pois reconhece que não ha estrutura nenhuma no município para atender pessoas com síndrome respiratória grave. Parabenizou a todos que estão empenhados na luta contra a pandemia. Se solidarizou com a família do jovem que foi assassinado recentemente. Disse que isso assusta e amedronta a população e que entregará uma indicação ao Deputado Estadual Jenilson Leite, indicando intercessão por parte do Deputado junto a cúpula da segurança pública do Acre para que disponibilizem mais policiais no município e pelo menos um delegado, já que hoje não consta com nenhum. Aproveitou para parabenizar o Fortunato pelos trabalhos realizados durante a Pandemia pela polícia militar.


Vereador Fernando Siã

Falou na língua Hunikui ressaltando a importância do povo indígena em se proteger do Covid, e preservar a cultura indígena. Pediu que os indígenas usem obrigatoriamente a máscara e tomem os cuidados necessários, falou que na última viagem que foi próximo a nova Olinda, viu que as pessoas vão pra lá pagar promessas e visitar e que ao fazerem isso, estão deixando muito lixo próximo a margem do igarapé, e por se tratar de terra indígena onde os nativos não aceitam acúmulo de lixo, plásticos e latas de alumínio, que os moradores de lá não produzam ou façam o descarte adequado desse tipo que lixo, que ao visitarem o local, levem sacolas plásticas, armazene o seu lixo e traga de volta para a cidade e descarte no local adequado, contribuindo com a preservação do meio ambiente.


GRANDE EXPEDIENTE


Vereador Dê Dias

Cobrou a cessão dos 10 computadores da Secretaria de Educação para ajudar aqueles que ainda não conseguiram se cadastrar para obtenção do auxílio emergencial do governo federal referente a covid-19. e reforçou que pediu também essa parceria da assistência social, afim de ajudar as pessoas e se mostrou indignado "tem dez computadores aqui no prédio da própria secretaria que estão parados, e eu pergunto será que não serve para ajudar o povo em um momento como esse? Isso mostra aí que no meu ver o povo que se lasque, mas isso não é o Dê Dias que quer não, eu quero é que ajude o povo, faço mais uma vez um apelo, que auxilie o povo que ainda não recebeu o auxílio, usem pelo amor de Deus esses computadores que estão desocupados". Parabenizou o vereador Marcelo que fez uma indicação a administração em especial a Secretaria de Saúde, solicitando que fosse construído um portal da transparência para o covid, para uso dos vereadores enquanto fiscais do povo e e também para uso do povo, que cobra essa transparência. Se solidariza com o Secretário Antônio, visto que o mesmo só tem uma funcionária na equipe, Adevanja. E que clama que a gestão municipal capacite mais servidores e cedam para a Secretaria para ajudar na parte administrativa e burocrática, que tira muito tempo do gestor da área. Novamente o parlamentar demonstra o descaso da gestão com os maquinários e máquinas agrícolas que estão ao relento. Disse que enviou um relatório a Deputada Jéssica Sales para que destine recursos para manutenção dos maquinários e para a construção de um galpão moderno e adequado para Jordão, que há 28 vinte e oito anos espera por um. Parabenizou o vereador Roberto pela indicação pedindo mais policiais civis para a região e lembrou que fez o mesmo pedido numa reunião com o grupo do COVID há alguns meses, com relação ao policial Elvis, Por fim, parabenizou um comerciante que sentiu sintomas do covid-19 e se isolou para proteger esposa, parentes, amigos e a população, e preservar seus clientes. Que essa atitude dele salvou muitas vidas e diminui a curva de contágio na cidade e também parabenizou o irmão Barrote, que é incansável na luta na linha de frente do combate ao COVID – 19.

Vereador Guedes Oliveira

Reforçou a população para evitar queimadas. Disse que aqueles que forem realizar o plantio, precisam contatar a SEPA para saber da legalidade e obter as orientações de como deve ser realizado, inclusive, deve evitar queimadas, pois é crime e tem o agravante das áreas que são consideradas de reservas. também agradeceu ao Governo do Estado por disponibilizar sacolões para os alunos das escolas Jairo e Manoel Rodrigues, da zona rural, 300 sacolões organizados por nome dos alunos para serem distribuídos as suas famílias e pela ação do Governo do Estado em investir mais uma vez na abertura dos ramais nos municípios de difícil acesso. Por fim, cobrou testes rápidos para COVID-19 na cidade, para os profissionais de saúde continuarem a realizar os testes e evitar a propagação do vírus na cidade.

Vereador Roberto Rodrigues

Destacou as 2 indicações ao Governo do Estado, em especial ao Deputado Jenilson Leite, que ele interceda junto ao Governo do Estado para que os recursos voltados para abertura de ramais seja liberado o mais rápido possível e que consiga também o combustível para fazer a limpeza da cidade. A outra indicação é para que o Deputado Jenilson Leite se una aos seus colegas da ALEAC e veja o que fazer por Jordão em relação a empresa Colorado, que não avançou em nada no programa Ruas do Povo e ainda nada saiu desse recurso do Banco Mundial, do Projeto Ruas do Povo. Parabenizou a Prefeitura, através do Secretário de Educação Raimundo Vieira, por contribuir no transporte dos sacolões doados pelo Governo do Estado as pessoas carentes do nosso Município. Agradeceu também ao Governo do Estado. Defendeu que não se pode mais comprar testes rápidos sem licitação, por isso o primeiro lote que foi comprado está acabando e dia 30 de junho será feito a licitação para a compra de mais testes rápidos, porque já esgotou a cota de compras sem licitação, por isso fiz a defesa de abrir os voos para que as pessoas viessem fazer as licitações e um monte de coisas que está amarrado pela falta de licitação, afim de evitar que faltem e deixe a população sem atendimento, medicamentos e outros materiais necessários.


Vereador Rosaldo Saraiva

Cobrou da Secretaria Municipal de Saúde sobre a falta de remédios nos postos de saúde, como remédios para pressão alta, que muitas pessoas não têm condições de comprar. Relatou que não foi a favor da reabertura dos voos, se pudesse votaria contra, pode estar chegando fraca porque temos poucos casos no nosso Município, agradeço ao Prefeito e a equipe que tomou as providências cedo para que demorasse chegar em nosso Município, mas, não se engane, se previna, usem máscaras e o distanciamento social, se puder fiquem em casa, porque na minha visão não era a hora de relaxar o decreto, pois eu acho que vai se proliferar ainda mais o vírus do COVID – 19, quero muito estar enganado, mas é importante prevenir e seguirmos sem morte.

Vereadora Meire Sérgio

Começou seu discurso parabenizando a Polícia Militar, o Prefeito Elson Farias, mas deixou seu registro negativo com relação à parte da saúde do Estado por não ter uma ambulância para socorrer as pessoas quando mais precisa, dando exemplo de sábado, 20, teve uma pessoa no ramal Santa Cruz que se acidentou, precisou de uma ambulância e não tinha, liguei para a polícia militar que de prontidão foi, mas, o Prefeito Elson Farias já vinha trazendo a pessoa para a cidade. Comentou sobre uma situação a qual a deixou indignada, dizendo ser inadmissível faltar testes rápidos na rede municipal de saúde para as pessoas que estão com sintomas de COVID-19, e que em todas nossas reuniões da Comissão de combate ao COVID, uma das coisas que sempre é relatado e cobrado pelos vereadores é que não falte testes rápidos. Ressaltou que o parlamento sempre cobra, e deixou claro que não se trata de bandeira partidária, mas de atendimento a uma necessidade real a população de Jordão, provocada por um dos vírus mais prejudiciais do último século, e que está ficando apenas a bandeira da paz, da prevenção e do cuidado, pois desde o começo a Câmara vem argumentando que iria faltar testes, e eu pedi autorização ao Secretário de Saúde para falar que está sim faltando testes, infelizmente, ele disse que fez o levantamento, mas, o controle interno da Prefeitura falou que não é possível mais comprar testes sem licitação, e a licitação ocorrerá somente no próximo dia 30 de junho de 2020. Como o processo é moroso, até a homologação vários dias serão necessários, e nesse ínterim de tempo a população ficará desassistida, sem contar que após a homologação ainda há o prazo de entrega e a logística até Jordão. Até lá, nós vamos ficar como? Isso nós não vamos aceitar, essa é a minha indignação.

0 comentário

Comments


bottom of page