top of page
Foto do escritorCâmara de Jordão

Comitiva de vereadores busca métodos de construção de açudes manuais em Marechal Thaumaturgo

A comitiva de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara de Jordão, Eudes Mendes e vereadores Marcelo Mendonça e Guedes Oliveira, estiveram no município de Marechal Thaumaturgo para conhecerem as técnicas de construção de açudes manuais e açudagem, a fim de levar o método para as áreas ribeirinhas e rurais do município de Jordão.

Em Marechal Thaumaturgo, a comitiva de vereadores foi recebida pelo secretário municipal de agricultura, João Luciano, que apresentou os métodos e técnicas, custos estimados, tempo médio de construção, ferramentas e os processos metodológicos como dimensinoamento, avaliação do volume escoado, cálculo de vazão no sangradouro, manutenção do açude e as formas de ampliação e reforma, para a garantia de uma água sadia para a criação dos seres vivos e outros.

Durante a agenda, as autoridades visitaram a Fazenda Vai-quem-quer do senhor Jê Hmberto, agricultor e produtor thaumaturguense, que atualmente escoa mais de uma tonelada de peixes anualmente, e que participou das apresentação das técnicas e métodos de construção de açudes manuais aos parlamentares jordãoenses.

"Esta agenda já estava marcada há um tempo, e foi possível concretizar agora, viemos buscar essas técnicas e métodos, para levar para as áreas ribeirinhas e a zona rural de Jordão. Estou super animado, vou conversar com o prefeito Naudo Ribeiro e o secretário de agricultura de Jordão, para implementarmos isto em nosso município e beneficiar a nossa gente. Em conversa com o Jê da fazenda vai-quem-quer vimos o quanto isto é rentável e possibilita da geração de emprego e renda, e como o método facilita o trabalho, visto que nem em todos os locais podemos usar máquinas pesadas para a abertura de açudes" destacou o presidente.

Já os vereadores Marcelo Mendonça e Guedes Oliveira, destacaram que os métodos e ferramentas parece simples, mas se não for realizado de forma coerente e correta, pode causar prejuízos aos produtores e agricultores. "Queremos agradecer o secretário João Luciano e o Jê Humberto pela apresentação, visitas as fazendas e comunidades que já possuem os açudes manuais, foi uma troca de experiência incrível, que esperamos levar para Jordão o mais breve possível" pontuaram.


Finalizando, o presidente Eudes Mendes, disse que convidou o secretário João Luciano e o proprietário da Fazenda Vai-quem-quer para visitar o município de Jordão e contribuir na construção dos primeiros açudes, repassando o know-how para as equipes da Prefeitura local e as comunidades jordãoenses.


0 comentário

Comentarios


bottom of page