top of page
Foto do escritorCâmara de Jordão

Sessão Ordinária n° 700, 19 de dezembro de 2019

Ocorreu no plenário da casa legislativa a sessão ordinária de número 700.

Durante a sessão, no pequeno expediente foi lido os informes e aprovado a ata da sessão anterior, como de praxe.


Dando continuidade aos trabalhos, o vereador Rosaldo Saraiva, fez uso da palavra e teceu comentários a respeito do trabalho dos vereadores no ano de 2019, e informou que apesar de estarem entrando em recesso, a Comissão de Recesso Parlamentar estará na ativa para o que for preciso, caso seja necessário convocá-la para análise de alguma matéria do executivo. Também falou das dificuldades que o Município enfrentou em 2019 e que hoje evoluiu bastante, parabenizou o trabalho do Prefeito Elson Farias.


A presidente da Câmara de Jordão, vereadora Meire Sérgio, demonstrou preocupação a respeito do fechamento do Banco Postal em 300 municípios do estado do Acre, inclusive Jordão. Além da parlamentar, todos os colegas já fizeram reivindicações ao banco do brasil e correios, para que o serviço não seja suspenso, prejudicando a população, e informou que já existe uma audiência marcada com representantes do banco, para tentar resolver ou minimizar o impacto dessa decisão, de suspender os serviços, por falta de vigilantes.


Vereador Fernando

Fez menção ao orçamento aprovado para o exercício de 2020, dizendo que espera que o prefeito Elson Farias e sua equipe façam mais melhorias em prol da população e que seguirá fiscalizando os gastos. Também explanou sobre as estruturas das escolas, que está sendo tirado as madeiras e que o melhor para população é de alvenaria que durará mais de 100 anos. Finalizou cobrando as emendas de bancada em prol do município, e destacou que há necessidade de mais integração entre os vereadores e a bancada federal, por melhorias para jordão no próximo ano.


Vereador Guedes

Destacou o requerimento que enviou ao poder executivo municipal para que o prefeito enviasse o projeto de lei para pagamento do abono dos professores da rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar já conversou com diversos juristas, prefeitos do município de Bujari, Tarauacá e outros, e também com a presidente do SINTEAC e o vereador Lauro Sinteac/Tarauacá, e o pagamento do abono é legal e valoriza os profissionais da educação. E pede que o prefeito Elson Farias digne-se de enviar a lei para aprovação para que seja pago o abono aos professores ainda em 2019.


Vereador Roberto

Vereador criticou o fechamento do banco postal (banco do brasil) nas agências dos Correios. De acordo com o parlamentar essa decisão regredi jordão a 100 anos. Destacou que a política municipal do prefeito Elson Farias está sendo positiva, notório vários avanços, como festas de final de ano, movimentação da economia local que gera esses eventos. O parlamentar também criticou o projeto de autoria do governo do estado para privatização dos serviços de água e esgoto, dizendo que há itens que não concorda, e disse que o governo está tirando direitos dos trabalhadores, com a reforma da previdência aprovada.


Vereador Dê Dias

O Vereador Dê Dias também falou sobre o abono dos trabalhadores da educação. Disse que há diversos municípios pagando o abono, que se informou sobre a legalidade com advogados, professores e sindicatos. Alega que os funcionários de Jordão da educação não eram estatutários e sim celetistas, por isso tem que pagar. O parlamentar também destacou que o pagamento do abono não prejudica a prefeita, pelo contrário, alavanca a economia, especialmente nesta época do ano. Ainda de acordo com o parlamentar a prefeitura tem que revisar e aprovar o PCCR, e que há recursos para o pagamento do abono ou reformas de escolas.

Vereador Francisco Mendonça Matos

O parlamentar parabenizou o prefeito Elson Farias, sabe do esforço que ele tem feito, mas disse que o prefeito tem que avançar mais em educação, saúde e assistência social. Destacou que a cidade é acolhedora, boa de morar, e tem um dos menores índices de criminalidade e pouca violência. Disse que faz os elogios ao prefeito porque é merecido, mas quando ele errar, dará o puxão de orelha e cobrará do TCE, MP e outros as providências cabíveis. O vereador também reivindicou a necessidade de construir mais 1 (um) porto para desembarque de suas mercadorias. Por fim, o parlamentar disse que precisa do apoio da prefeitura para que os parlamentares pudessem arcar com despesas de viagens para rio branco ou brasília e outros eventos, para buscar recursos para ajudar a cidade. Ele destacou que visitam as populações e trazem as necessidades, para que projetos possam ser realizados e recursos captados.

0 comentário

Comments


bottom of page