O Vereador indígena de Jordão, Fernando Siã, e seus parentes, produziram mais de 400 máscaras, caracterizadas de acordo com cultura indígena, para distribuir nas aldeias de Jordão. Novas máscaras estão em produção.
O acessório obrigatório nesse tempo de pandemia, é feito com amor e carinho, de forma manual, no modo tradicional do povo nativo, mulheres e homens trabalham normalmente produzindo roupas, com linha de algodão, além de bolsas com diversos tamanhos, cores e desenhos pertencentes a cultura e crença indígena.
Durante a pandemia, além de se preocupar em comprar máscaras, o povo se preocupou também com o meio ambiente e acúmulo de lixo, que poderiam trazer problemas para as aldeias, pois as farmácias vendem máscaras descartáveis que precisam do descarte adequado e alguns nativos poderiam jogar no Rio ou nas terras indígenas, produzindo lixo indesejado.
Assim, como forma de preservar o meio ambiente, a cultura indígena, o parlamentar, vereador Fernando Siã, reuniu mulheres artesãs e líderes de quatro aldeias em Jordão, e propôs a produção das próprias mascaras, caracterizadas de acordo com os desenhos das pinturas que as mesmas usam de acordo com o costume e cultura local, Foi um sucesso, as mulheres indígenas produziram em tempo hábil as máscaras e foram distribuídas cem mascaras para cada aldeia.
O projeto tem sido um sucesso, quero agradecer as guerreiras que aceitam esse desafio e estão promovendo o bem social e a saúde do povo indígena que precisa ser preservado, com as quatro mulheres que concordaram com o Projeto Social, se rá possível expandir para as demais aldeias, garante o parlamentar,
O vereador relata também que vem reforçando nas aldeias a gravidade da doença covid-19 e que explica os cuidados necessários que cada um deve ter ao vir no município. Reconhece que o município não tem estrutura suficiente para atender pessoas com sintomas graves de Covid-19, então pede cautela e cuidado ao povo indígena.
Comments