top of page
Foto do escritorCâmara de Jordão

Vereadores agradecem apoio do Basa na oferta de crédito do PRONAF e FNO aos produtores de Jordão

Os vereadores de Jordão, trabalham para trazer melhorias para o povo jordãoense, e tem contribuído para o desenvolvimento do setor produtivo, incentivando a produção familiar e o agronegócio.


O presidente Eudes Mendes e os demais vereadores, sempre que tem a oportunidade, visitam os bancos públicos reivindicando melhorias e mais oportunidades de crédito e capacitação financeira para o setor rural.

Nesta sexta-feira, os parlamentares comemoraram a chegada do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem por objetivo financiar projetos individuais ou coletivos, que geram renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além de linhas especificas em atendimento a igualdade de gênero e oportunidades produtivas para os jovens do campo.


o vereador Eudes Mendes explica que o PRONAF inicia com base na discussão da família sobre a necessidade de crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários. Após a decisão do que financiar, a família deve procurar o sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como a EMATER, para obtenção da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), qual será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito. Para os beneficiários da reforma agrária e do crédito fundiário, o agricultor deve procurar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) ou a Unidade Técnica Estadual (UTE).

Além do Pronaf, também há o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO, criado pelo pelo artigo 159, Inciso I e Alínea “c” da Constituição Federal de 1988 e pelo Artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que visa auxiliar os produtores a desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes; Induzir práticas sustentáveis nos empreendimentos rurais e urbanos; Promover o desenvolvimento socioeconômico regional; Atender de forma satisfatória às demandas dos segmentos produtivos; e Estimular as atividades selecionadas conforme zoneamento ecológico econômico homologado nos estados


O gerente do Basa e o Welisson Mourão, projetista, receberam os vereadores para anunciar as novidades e atender as diversas reivindicações da casa legislativa para beneficiar o povo de Jordão e a agricultura familiar.

0 comentário

Commenti


bottom of page