Vereador busca carteira marítima para indígenas e Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos

“Não aceito nenhuma discriminação aos povos indígenas e lutarei para que consigamos tirar a carteira marítima amador e implantar o CTL Funai em nossas terras” frisou o parlamentar mirim Sivaldo Kaxinawa.

O vereador Sivaldo Kaxinawa (PDT) realizou uma série de visitas e conversas na última sexta-feira, 19, em Jordão, com equipes da FUNAI e DSEI/CONDISI.

De acordo com o parlamentar as visitas buscam alertar as autoridades federais e estaduais, em garantir melhores condições de vida para a população indígena e beneficiá-los com unidades que poderão tratar do assunto de forma mais direta.

Na primeira visita, o parlamentar conversou com a senhora Rute, responsável pela contratação dos barqueiro indígenas e relatou a necessidade da Instituição realizar uma nova capacitação, afim de habilitar novos motoristas de embarcação para o exame de amador (capitação, mestre, arrais ou motonauta) ou até mesmo, reciclar os existentes, evitando problemas durante as travessias e ampliando a segurança de todos na embarcação.

Na segunda visita, o vereador conversou com o secretário de controle social do DSEI/CONDISI, Luiz Valdeni, sobre uma nova agenda de trabalho nas aldeia., visando especialmente o fortalecimento da equipe de saúde em terras indígenas.

"Uma preocupação que temos é a saúde dos povos indígenas, especialmente das crianças e mulheres, e com o apoio da Funai através do Condisi podemos superar esse desafio e garantir vida longa aos indígenas das nossas terras" disse o parlamentar.

Por fim, na terceira e última visita da sexta-feira, o parlamentar dialogou com coordenador da Funai, Jairo Lima, sobre a implantação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Humanos (CTL) no município.

Sivaldo frisa que há 23 anos, com a sanção da Lei nº 9.836/99 que dispõe sobre as condições para a promoção de saúde e as ações relacionadas à atenção integral aos povos indígenas, garante-se a participação indígena nos órgãos colegiados de formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde e do controle da sua execução, por meio dos conselhos de saúde indígena: Conselhos Locais de Saúde Indígena (CLSI), Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI) e Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCONDISI), logo, luta para implantar um CTL em Jordão e região e beneficiar os indígenas da cidade.