Jordão é o primeiro município do Acre a receber Selo Ouro em Transparência Pública

Câmara Municipal é referência para todo o estado

A Câmara Municipal de Jordão recebeu, nesta segunda-feira (13), o Selo Ouro em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O poder legislativo municipal jordãoense é o primeiro do Acre a receber a mais alta classificação no ranking de transparência.

A avaliação é realizada com base em critérios como o acesso à informação, a transparência das contas públicas, a participação social e a efetividade da comunicação. A Câmara de Jordão obteve nota máxima em todos os quesitos. São mais de 257 critérios a serem atendidos, conforme o ranking da Atricon.

O presidente da Câmara, vereador Guedes Oliveira, comemorou a conquista. "É uma grande honra para nós recebermos esse reconhecimento. É o resultado de um trabalho árduo de todos os vereadores e servidores da Casa", disse.

O vereador também destacou a importância da transparência para a democracia. "A transparência é um direito da população e um dever do Poder Público. Ela é essencial para garantir o controle social sobre a gestão pública", afirmou.

Além da Câmara de Jordão, outras três prefeituras acreanas receberam o Selo Prata em Transparência Pública: Prefeitura de Tarauacá, Prefeitura de Porto Walter e Prefeitura de Marechal Thaumaturgo. As demais entidades públicas do estado ficaram sem selo, mas no nível elevado de transparência.

A Atricon é uma entidade que representa os Tribunais de Contas do Brasil. O Radar Nacional da Transparência Pública é um projeto da associação que avalia a transparência das entidades públicas brasileiras.

A conquista da Câmara de Jordão é motivo de orgulho para todo o Acre. É um exemplo de que é possível fazer uma gestão pública transparente e responsável.

Mais informações em: radar.tce.mt.gov.br.