Vereadores Eudes Mendes e Fernando Muniz, visitam TRE de Tarauacá e reivindicam atendimento eleitoral no município

Vereadores de Jordão visitam TRE de Tarauacá e reivindicam atendimento eleitoral no município jordãoense

Os vereadores Fernando Muniz e Eudes Mendes, visitou nesta quinta-feira (15) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Tarauacá, onde foram recebidos pelo juiz eleitoral e pela chefe do cartório.

O objetivo da visita foi cobrar do órgão eleitoral a realização de um mutirão de atendimento no município de Jordão, que fica a cerca de 188 km de Tarauacá, para que os eleitores possam tirar ou regularizar seus títulos eleitorais, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Segundo os vereadores, muitos moradores de Jordão enfrentam dificuldades para se deslocar até Tarauacá, especialmente os que vivem nas comunidades indígenas e ribeirinhas, que dependem de transporte fluvial ou aéreo. Além disso, com o aumento da dengue no Estado muitos tem restrições sanitárias e de circulação. “É uma questão de cidadania e de direito. Nós queremos que o TRE venha até Jordão e faça um trabalho de conscientização e de orientação aos nossos eleitores, para que eles possam exercer seu voto nas próximas eleições, sem correr o risco de terem seus títulos cancelados ou de ficarem impedidos de participar de programas sociais”, afirmou Eudes Mendes.

O juiz eleitoral disse que o TRE está sensível à demanda dos vereadores de Jordão e que vai estudar a viabilidade de realizar o atendimento no município, respeitando as normas de segurança e de prevenção ao coronavírus. Ele lembrou que o TRE também oferece serviços online, como a emissão de certidões, a consulta ao local de votação e a quitação de multas. “O TRE está à disposição dos eleitores de Jordão e de todo o estado do Acre. Nós sabemos das dificuldades que eles enfrentam para acessar os serviços eleitorais e estamos buscando soluções para facilitar esse acesso. Nós também contamos com a colaboração dos vereadores, que são os representantes legítimos do povo, para nos ajudar a divulgar e a incentivar a regularização eleitoral”, declarou.

O chefe do cartório eleitoral, informou que o TRE de Tarauacá atende cerca de 50 mil eleitores, distribuídos em quatro municípios: Tarauacá, Jordão, Feijó e Santa Rosa do Purus. Ele disse que o órgão está preparado para receber os eleitores que precisam de atendimento presencial. “Temos o atendimento presencial e também pelo site www.tse.jus.br ou https://www.tre-ac.jus.br, explicou.

Os vereadores de Jordão agradeceram a receptividade do TRE de Tarauacá e se mostraram confiantes de que o atendimento eleitoral no município será realizado em breve. Eles também se comprometeram a levar as informações e as orientações do órgão eleitoral para os seus eleitores, visando a regularização da situação eleitoral de todos. “Essa visita foi muito produtiva e importante. Nós saímos daqui com a esperança de que o TRE vai atender o nosso pedido e vai levar os seus serviços até Jordão. Nós também vamos fazer a nossa parte e vamos informar os nossos eleitores sobre os seus direitos e deveres, para que eles possam votar conscientemente e escolher os melhores representantes para o nosso município, para o nosso estado e para o nosso país”, concluiu o vereador Fernando Muniz.