Vereadores reivindicam inclusão de jordãoenses no mutirão de cirurgias no Hospital Sansão Gomes

Atualizado: 9 de dez. de 2022

Os vereadores Guedes Oliveira (MDB) e Marcelo Mendonça (PSDB) se reuniram com a direção do Hospital Sansão Gomes, em Tarauacá, para incluir pacientes do município de Jordão no mutirão de cirurgias eletivas "opera Acre", anunciado pelo atual Governo do Estado. A agenda ocorreu em Tarauacá, na quinta-feira, 8 de novembro de 2022.

Guedes e Marcelo, argumentaram durante a agenda com o diretor do Hospital, Assis e o enfermeiro karife, que no município de Jordão possui uma demanda reprimida de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos, além da realização de exames. e alguns, que ainda precisam até passar por nova avaliação médica, e pediram que a cidade seja inclúida na programação.

Os parlamentares frisaram que a iniciativa do governo do acre por meio da Sesacre é muito positiva, considerando a necessidade de dar continuidade à estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos e reduzir a fila por cirurgias, mas estão preocupados por Jordão não ter sido incluído na atual programação, visto que a municipalidade faz parte da regional tarauacá/envira,

"O municipio de Jordão não esta sendo contemplado para esse multirão de cirurgia de Tarauacá, segundo o enfermeiro karife e o gerente Assis o municipio de Jordão não esta na rota da região do enviará e Tarauacá e sim na rota de Rio Branco. Sendo que os isso esta errado porque Jordão e perto de Tarauacá e se os pacientes precisar fazer a cirurgia não ter como gasta com a dispesa para se deslocar para Rio Branco." reclamou Guedes.

Os parlamentares também pontuaram que o programa do governo do estado iniciou oficialmente, em meados de 2019, mas foi suspenso mediante a pandemia da covid-19; mas retomada em março deste ano, levando mutirões que acontecem ao menos uma vez na semana, em todas as regionais do Acre, e alegam surpresa de Jordão não está na programação do eixo Taraucá/Envira e sim, na rota do Baixo Acre, pela Capital "Rio Branco".

Já o vereador Marcelo Medonça frisou que é necessário buscar uma solução com a direção da Sesacre e Hospital, de forma célere, para que os pacientes de Jordão sejam inclusos na programação de Tarauacá, e não entrar na rota do Baixo Acre, por uma questão de sistema. "Não entendo porque um munícipe de Jordão tenha que ir por exemplo a capital para realizar uma cirurgia se é possível realizar em Taraucá, simplesmente por uma questão de Sistema. Gostaria de reivindicar que seja tomado as providências para promover essa alteração e beneficiar a população para que fique mais próxima de sua cidade, no caso de Jordão é Tarauacá e não a capital" pontou. O vereador também ponderou que concorda que se a depender da cirurgia, por questões de equipamentos específicos, aí sim, o paciente precise se deslocar até a capital, caso contrário, o mais viável seria reealizar em Taraucá.

Os parlamentares frisaram que irão conversar novamente com as autoridades da Sesacre e do Hospital, e ainda, farão contato com os deputados estaduais, com os quais reforçaram a parceria na última semana, em encontro na Aleac, para ajudar que o município tenha pacientes contemplado na programação de cirurgias eletivas que acontecerá em Taraucá, no Hospital Sansão Gomes.

Faremos o possível para incluir nossos munícipes nessa programação, para procedimentos cirúrgicos, como cirurgia geral, de cabeça e pescoço, laqueadura, mastologia, ortopedia geral, ginecologia e outras.