Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Jordão se reúne na Câmara Municipal de Vereadores

INTEGRANTES ATUALIZARAM A SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO E DEBATERAM NOVAS AÇÕES QUE SERÃO REALIZADAS NO ENFRENTAMENTO À DOENÇA

Os vereadores de Jordão, se reuniram-se na manhã desta terça-feira, 02 de junho de 2020, na sala das sessões Dr. Ulysses Guimarães, com a Comissão Intersetorial de Acompanhamento, Controle e Prevenção do CORONAVÍRUS.

Os membros da Comissão Intersetorial "Comitê de Enfrentamento à Covid-19" realizaram, nesta terça-feira (2), mais uma reunião para atualizarem o cenário do novo coronavírus no município de Jordão, nos termos estabelecido no decreto municipal nº 127, de 06 de abril de 2020, presentes:

1. Prefeito Elson de Lima Farias (Chefe do Executivo Municipal de Jordão)

2. Vice-prefeito Ademir Batista de Figueiredo

3. Antônio Carneiro dos Santos (Secretário Municipal de Saúde)

4. Raimundo Nonato Vieira da Silva (Secretário Municipal de Educação)

5. Vereadora Meire Maria Sérgio de Menezes Silva (Chefe do Poder Legislativo Municipal de Jordão, Presidente da Câmara Municipal)

6. Vereador Deodato Maia Kaxinawá

7. Vereador Roberto Rodrigues de Olinda

8. Vereador Oricélio Farias de Oliveira

9. Vereador Francisco Mendonça Matos

10. Rondineli de Albuquerque Farias (Representante do Hospital Dr. Márcio Rogério Camargo)

11. Dr. Cesar Carvalho (Médico Procurador Geral do Município de Jordão)

12. Antônio Francisco Saraiva Oliveira (Assessor Jurídico da Prefeitura)

13. Enfermeira, Tayrine da Silva Aguiar (Coordenadora do Polo Indígena de Jordão)

14. Raimundo Fortunato da Silva (Comandante do Batalhão da Polícia Militar em Jordão)

Com a presença dos integrantes, foi repassado a informação pela Secretaria de Saúde Municipal do primeiro caso confirmado em Jordão. Infelizmente, após todos os esforços de mais de 100 dias, confirmado o primeiro caso no município. Graças as medidas adotadas pela comissão intersetorial com apoio dos vereadores de Jordão, a situação não é mais grave. O caso positivo confirmado trata-se de um cidadão que veio de Tarauacá para Jordão.

Os membros também discutiram novas medidas de enfrentamento e combate ao covid-19, agora que 1 caso está confirmado na cidade, de agora para frente, para evitar contaminação comunitária, as regras serão endurecidas e publicadas no diário oficial do município.

Os vereadores também apresentaram na reunião ao Secretário de Saúde, a inclusão no plano de ação do covid-19 de diversas propostas para auxiliar as famílias e a população jordanense, especialmente aquelas pessoas que são mais vulneráveis, e que estão listadas como integrantes do grupo de risco, e que estão isoladas nas escolas, recebam diariamente a visita de profissionais da saúde, tanto de médico como de enfermeira, e que tenha também acompanhamento psicológico visto estarem isoladas de seus familiares e meio social, afim de evitar depressão e outras doenças, bem como, outras propostas para garantir a saúde emocional, física e psicológica das pessoas.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 foi criado em abril deste ano, com a finalidade implementar ações de caráter preventivo na saúde pública de Jordão e é constituída pelo Prefeito, Secretários, Vereadores e servidores públicos. Fazem parte do comitê membros de vários setores de sociedade, inclusive líderes comunitários. Todas as pessoas tem voz e são ouvidas e as medidas debatidas para serem implementadas. Todas as liberações da comitê estarão disponíveis no Portal da Câmara Municipal e da Prefeitura.