Aprimora Gestão do TCE reúne gestores da regional Tarauacá/Envira durante abertura das capacitações

O presidente da Câmara Municipal de Jordão, vereador Guedes Oliveira (MDB), acompanhado dos vereadores Rosaldo Saraiva (PT), Eudes Mendes (PDT), Sivaldo Kaxinawa (PC do B) e da contadora Idalina, participaram do curso promovido pelo TCEAC, denominado Aprimora Gestão, em Tarauacá, Com o auditório do Instituto Federal de Acre (IFAC), ocupado por dezenas de autoridades, gestores e representantes da sociedade civil, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) deu início, na manhã desta terça-feira, 17, a mais uma etapa do Programa Aprimora Gestão, voltado para prefeituras e câmaras.

A solenidade de abertura contou ainda com a apresentação musical do grupo da Terra Indígena do Igarapé do Caucho, Xinã Bena Keneya, e também com a palestra “A Gestão Pública aprimorada, um olhar para a Liderança Afetiva”, com a comunicóloga Vanessa Igami.

As oficinas do TCE Itinerante, por meio do Aprimora Gestão são realizadas através da Escola de Contas, com mobilização de todo quadro da Corte de Contas para que sejam executadas as capacitações, que contemplam, nesta etapa, os municípios da regional Taraucá/Envira – Tarauacá, Feijó e Jordão.

“Quando vemos a casa cheia é sinal de compromisso e de interesse. Interesse em errar menos e acertar mais, melhorar os nossos processos, prover um serviço melhor às nossas comunidades. O Tribunal de Contas agradece imensamente a presença de vocês, sabemos da dificuldade que as pessoas de Jordão e Feijó tiveram para estar todos aqui em Tarauacá para receber essa orientação. Todo mundo tem os seus compromissos, mas largamos tudo porque para nós também é um compromisso estar aqui com vocês e orientar”, disse a diretora da DAF, Ana Cristina Araújo, que representou o TCE durante a abertura do evento.

O Programa Aprimora Gestão foi construído a partir da missão do TCE, que é exercer o controle externo orientando e fiscalizando a gestão pública, e incentivando a sociedade ao exercício do controle social.

Ao público-alvo são apresentadas práticas fundamentadas para a melhoria dos atos da gestão pública, bem como a aplicação e operacionalização de normas, procedimentos e sistemas do Tribunal, da correta instrução e tramitação de processos, e a maior efetividade da gestão dos recursos públicos.

A prefeita de Tarauacá Maria Lucinéia, anfitriã do evento, agradeceu a oportunidade, ressaltando a importância da qualificação. “O Tribunal de Contas está aqui para nos ajudar e não punir. Depois vão dizer: eu já ensinei, erraram porque quiseram. Eu acho que isso é estratégico. Então, a gente quer conhecer e, se Deus quiser, não seremos punidos.”